top of page
Search
  • kayros8

Descubra o que fazer com os dejetos de animais confinados



Resolva o problema dos dejetos gerando energia e adubos orgânicos mais eficientes

Você é produtor agropecuário de bovinos, suínos ou aves confinadas e não sabe o que fazer com os desejos dos animais? Produzir energia a partir de biodigestores, é a melhor alternativa de destino dos dejetos de animais confinados. A produção de gás metano gerador de energia elétrica por biodigestores e motores próprios, é uma prática cada dia mais difundida e empregada por criadores. Além de proteger o meio ambiente deste resíduo poluidor, dando um tratamento eficiente para a solução deste problema, o líquido de saída do biodigestor torna-se um excelente adubo orgânico para a lavoura e ajuda ainda, na redução do custo com adubação. O que acontece hoje com o material descartado? O lodo residual do biodigestor normalmente é retirado, compostado e transformado em adubo orgânico. Um dos poucos problemas deste processo é a retirada do lodo, pois demanda bomba sugadora, mão de obra e principalmente o risco de furar a lona do Biodigestor. O acúmulo de lodo dentro do Biodigestor também causa redução da produção de gás metano, e não efetua a decomposição correta do material orgânico presente. Isso faz com que o volume de material acumulado no seu fundo aumente comprometendo ainda mais o seu funcionamento. Colocar outros microrganismos no Biodigestor é sempre um risco, pois podem competir com as bactérias metanogênicas conhecidas como Archens, reduzindo sua quantidade e atrapalhando o resultado esperado.

O que fazer para resolver esta situação? A Kayros Ambiental e Agrícola, consciente desse risco, estudou por anos quais microrganismos e quais cepas poderia ser empregado no Biodigestor com a finalidade de acelerar este processo digestivo e assim nasceu o Compost. O Compost é um produto biológico que tem como característica atuar no biodigestor quebrando cadeias orgânicas longas e facilitando, com isso, que estas sejam digeridas pelas arqueas aumentando sua eficiência na produção de gás metano. Assim, o Compost oferece um resíduo de saída de melhor qualidade para ser utilizado como adubo nas plantas.

Qual o diferencial do Compost? O diferencial do Compost é que o produto não compete com as bactérias metanogênicas. Pelo contrário, trabalham juntas e o resultado é aumento da eficiência do sistema. Ainda esta parceria resulta em menos lodo de fundo reduzindo a necessidade de remoção mecânica. O resultado agronômico da matéria de saída do biodigestor é de qualidade até 50% superior em termos de qualidade e quantidade de adubo disponível às plantas e, ainda, sua carga orgânica é reduzida não causando impacto no solo onde é aplicado. Produtor: Quer aumentar a eficiência do seu biodigestor? Quer reduzir gastos de manutenção? Quer produzir mais gás metano? Quer melhorar a eficiência agronômica do material de saída? Use Compost e terá todos estes benefícios e muito mais.

1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page